contato@casagrandi.agr.br

Serviços

Capacitação de Gestores

Não é suficiente para o gestor conhecer seu trabalho, é necessário que ele saiba ensinar como fazer, pois não é ele quem executa.

1- Objetivo
Ensinar o gestor a ensinar, para capacitar em cascata todos os gestores no Procedimento Operacional Padrão de cada operação (POP), até atingir aqueles que a executam: operadores, motoristas, mecânicos. Envolve conceitos de Pedagogia, de Andragogia, de Metodologia e de Didática.

2- Metodologia
Utiliza a metodologia do Ensino Correto de uma Pratica Agrícola – ECPA

Trata-se de um método de ensino que permite um aprendizado duradouro, que não se acaba em alguns dias após o treinamento.

Podemos dizer que se trata de um processo de educação para o trabalho.

È um método inovador que combina desenvolvimento técnico, gestão, controle emocional, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, com muita articulação entre teoria e pratica, incentivando a criatividade.

Permite a construção de uma equipe operacional de alto desempenho.

3- Premissas para Capacitação de Equipes

A capacitação deve sempre envolver toda a equipe, desde gestores até atingir operadores/mecânicos.
É necessário que todos os envolvidos em determinada operação tenham um conhecimento nivelado sobre a mesma.

Deve ser efetuada em cascata.  Cada gestor capacita por etapa até outros cinco profissionais, que em progressão rapidamente atinge toda a equipe.

Toda capacitação deve ser  efetuada pelo gestor imediatamente superior. A capacitação é a etapa mais importante da gestão da operação e não deve ser transferida para outra figura (monitor).

Trata-se de um processo permanente de melhoria continua. Tem data para começar e  não tem fim.

Não deve ser entendido como algo que se faça algumas vezes.

Deve ocorrer no local de trabalho, com a atividade em andamento. O aprendiz deve aprender fazendo.

A capacitação exige entendimento, demonstração, repetição até atingir a habilidade. O passo a passo de cada ponto chave da operação deve ser repetido até tornar-se um hábito.

4- Modalidades de capacitação:

– Antes do início da atividade
Trata-se do processo mais tranquilo e mais seguro. Reduz a ocorrência de anomalias mecânicas, aumenta a eficiência e a qualidade da operação.
– Durante a atividade
Nessa modalidade, o tempo exigido para a capacitação é maior e a capacitação é individual. Oferece a desvantagem de permitir que a equipe atue por determinado tempo sem estar devidamente capacitada, o que gera menor eficiência, menor qualidade das operações e maiores riscos de ocorrência de anomalias mecânicas e até de incidentes ou acidentes.

5- Níveis de capacitação
– Operador/mecânico – trata-se da capacitação mais simples, pois para o operador/ mecânico será necessário apenas que ele saiba executar o passo a passo de cada ponto chave, de cada operação, descritos nos POPs. 
– Gestores: Supervisores, Coordenadores e Líderes – trata-se de uma capacitação mais complexa, pois além dos gestores terem a necessidade de conhecer o passo a passo de cada ponto chave das operações, é necessário que estes aprendam a ensinar. O gestor tem apenas a intensão de fazer certo. Se ele não souber ensinar a fazer o certo, haverá desvios, pois a única pessoa que pode assegurar que será feito certo é aquele que faz.

Você já conhece todos os nossos serviços?