Não é suficiente para o gestor conhecer seu trabalho, é necessário que ele saiba ensinar como fazer, pois não é ele quem executa.
1- Objetivo
Ensinar o gestor a ensinar, para capacitar em cascata todos os gestores no
Procedimento Operacional Padrão de cada operação (POP), até atingir aqueles que
a executam: operadores, motoristas, mecânicos. Envolve conceitos de Pedagogia, de
Andragogia, de Metodologia e de Didática.
2- Metodologia
Utiliza a metodologia do Ensino Correto de uma Pratica Agrícola – ECPA
Trata-se de um método de ensino que permite um aprendizado duradouro, que não se acaba em alguns dias após o treinamento.
Podemos dizer que se trata de um processo de educação para o trabalho.
È um método inovador que combina desenvolvimento técnico, gestão, controle emocional, comunicação, criatividade, trabalho em equipe, com muita articulação entre teoria e pratica, incentivando a criatividade.
Permite a construção de uma equipe operacional de alto desempenho.
3- Premissas para Capacitação de Equipes
A capacitação deve sempre envolver toda a equipe, desde
gestores até atingir operadores/mecânicos.
É necessário que todos os envolvidos em determinada operação tenham um
conhecimento nivelado sobre a mesma.
Deve ser efetuada em cascata. Cada gestor capacita por etapa até outros cinco profissionais, que em progressão rapidamente atinge toda a equipe.
Toda capacitação deve ser efetuada pelo gestor imediatamente superior. A capacitação é a etapa mais importante da gestão da operação e não deve ser transferida para outra figura (monitor).
Trata-se de um processo permanente de melhoria continua. Tem data para começar e não tem fim.
Não deve ser entendido como algo que se faça algumas
vezes.
Deve ocorrer no local de trabalho, com a atividade em andamento. O aprendiz
deve aprender fazendo.
A capacitação exige entendimento, demonstração, repetição até atingir a habilidade. O passo a passo de cada ponto chave da operação deve ser repetido até tornar-se um hábito.
4- Modalidades de capacitação:
– Antes do início da atividade
Trata-se do processo mais tranquilo e mais seguro. Reduz a ocorrência de
anomalias mecânicas, aumenta a eficiência e a qualidade da operação.
– Durante a atividade
Nessa modalidade, o tempo exigido para a capacitação é maior e a capacitação é individual.
Oferece a desvantagem de permitir que a equipe atue por determinado tempo sem
estar devidamente capacitada, o que gera menor eficiência, menor qualidade das
operações e maiores riscos de ocorrência de anomalias mecânicas e até de
incidentes ou acidentes.
5- Níveis de capacitação
– Operador/mecânico – trata-se da capacitação mais simples, pois para o
operador/ mecânico será necessário apenas que ele saiba executar o passo a
passo de cada ponto chave, de cada operação, descritos nos POPs.
– Gestores: Supervisores, Coordenadores e Líderes – trata-se de uma capacitação
mais complexa, pois além dos gestores terem a necessidade de conhecer o passo a
passo de cada ponto chave das operações, é necessário que estes aprendam a
ensinar. O gestor tem apenas a intensão de fazer certo. Se ele não souber
ensinar a fazer o certo, haverá desvios, pois a única pessoa que pode assegurar
que será feito certo é aquele que faz.
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