contato@casagrandi.agr.br

Blog

Nivelamento de sulcos de plantio (“quebra lombo”)

  • 05/02/2020

O nivelamento da superfície do solo na cultura canavieira é de fundamental importância.

No caso da superfície do solo na fileira da cultura estar rebaixado em relação ao restante da área, durante a colheita, ocorrerá perda excessiva de matéria prima. Se houver tentativa de se reduzir essa perda, abaixando a altura do corte de base, haverá aumento do teor de matéria estranha mineral na matéria prima.

Essa ocorrência, embora de difícil mensuração, gera impactos negativos para a operação, dentre eles:

– Aumento do consumo de combustível por tonelada de colmo colhido;
– Desgaste prematuro de órgãos de corte da colhedora (discos de corte, facas do corte de base, facões dos rolos picadores);
– Desgaste prematuro de componentes internos das colhedoras (rolos alimentadores, correntes, taliscas e fundo dos elevadores, pás dos extratores);
– Aumento do volume de terra a ser removido da fábrica;
– Aumento do nível de desgaste nos equipamentos industriais (tubos de caldeira, bombas, válvulas, esteiras, extratores, martelos dos picadores, pentes, rolos de moenda);
– Aumento do consumo de eletrodo nas moendas;
– Aumento do consumo de polímeros industriais.

No caso da superfície do solo na fileira da cultura estar mais elevado em relação ao restante da área, ocorrerão os impactos negativos já descritos anteriormente.

Dessa forma, durante todo o ciclo da cultura, a superfície do solo deverá estar sempre muito bem nivelada.

Na cultura em formação, o nivelamento deverá ocorrer antes do fechamento da cultura e antes da primeira colheita;

  1. Antes do fechamento da cultura, pois exige o tráfego de tratores;
  2. Antes da formação do colmo, caso contrário, serão quebrados pelo equipamento de nivelamento;
  3. Antes do primeiro corte, pois com o palhiço sobre o solo essa operação se tornaria impossível.

Os equipamentos destinados a essa finalidade possuem basicamente um conjunto de hastes escarificadoras, seguido de outro conjunto de discos e um delta nivelador, que atua em cada rua, devolvendo o solo removido pelo sulcador para sua posição original, mantendo assim a superfície do solo nivelada.   

Acontece que a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado não possui o delta nivelador, o que compromete a qualidade da operação, deixando numa situação sulcos profundos e noutra sulcos assoreados.

Para melhorar a qualidade dessa operação, a CCEA desenvolveu um delta nivelador que poderá ser adaptado nesses equipamentos, que inclusive poderão ser montados em oficina própria.

Outra condição indispensável para se realizar uma operação com qualidade diz respeito a bitola do trator utilizado nessa operação.

No eixo dianteiro, que é o direcional, a distância entre o centro das rodas deve ser de 1,50 metros a 1,60 metros no máximo, para que o trator trafegue numa coluna de solo estável.

Consulte-nos.